sábado, 27 de fevereiro de 2010

O que significa Kýrios?

Amigos encontrei este texto no endereço http://www.grupokyrios.com.br/index.php/the-news/46-kyrios-significado.

E demonstra uma das intensões deste blog e se alinha com meu pensamento de que Jesus é Deus e Senhor, assim como confessou São Tomé.

Muitos consideram que o evangelho de São João diminui o papel de Tomé, eu penso completamente diferente, pois, em minha opinião, esta confissão está ao lado da confissão de Pedro, e ambas resumem o papel de Jesus no âmbito da salvação.

O que significa Kýrios?


Qui, 06 de Novembro de 2008 09:59

KYRIOS: como adjetivo significa no grego clássico poderoso, autoritário. Como substantivo to Kyrios significa senhor, soberano. Em grego existe a palavra despotes que significa dono com implicações de uma soberania total que pode chegar até a arbitrariedade. Referido aos deuses, somente no Oriente, eles eram senhores da realidade, pois o destino estava em suas mãos.



Unicamente no século I aC aparece a frase Kyrios basileus [Senhor Rei]. Augusto será chamado Theós kai Kyrios [Deus e Senhor]. De Nero sabemos que se intitulou ‘o tou pantos kosmou Kyrios [Senhor de todo o mundo]. Domiciano arrogou-se o título de Dominus et Deus noster [Senhor e deus nosso].



Na setenta (LXX) Kyrios aparece mais de 9 mil vezes para traduzir adon [o que manda] e como tal se refere 190 vezes aos homens, 15 vezes para baal [dono de uma esposa ou terreno]. Mas principalmente, à parte outros nomes hebraicos como Gebir, ou Mara, adoanai [meu senhor] substitui perto de 6150 vezes o nome próprio do tetragrama YHWH. Porém os manuscritos mais antigos da LXX agora disponíveis, conservam o tetragrama escrito com caracteres hebraicos dentro do texto grego.



Um manuscrito da LXX tem traduzido o tetragrama por IAO, nome de Deus em cananeu. Parece que no tempo de Jesus a leitura em grego do tetragrama era Kyrios, embora estivesse escrito dentro do texto grego como YHWH. Filo usa Theós para o poder misericordioso e Kyrios para o poder soberano. No NT das 717 passagens em que aparece a palavra Kyrios a maioria é de Lucas(210) e Paulo(275) Marcos 18, Mateus 80 e João 52. Nos interessa Jesus como Kyrios. Responde ao título de Rabbi ou talvez a mari[meu senhor]Mc 9, 5. b) Após a ressurreição usa-se o título Kyrios Iesous que na realidade é uma confissão: Jesus (é)Senhor. O título tem confirmação na passagem de Tomé ho Kyrios mou kai ho theos mou [O meu Senhor e o meu Deus] (Jo 20, 28). Mas a admissão do título de Senhor foi feita implicitamente pelo próprio Jesus quando pergunta como Davi chama a um descendente [o Messias] de Senhor (Mc 12, 37).







Autor: Pe. Ignácio dos padres escolápios

Nenhum comentário:

Postar um comentário